terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Gérard Depardieu



Gérard Xavier Marcel Depardieu (Châteauroux, 27 de dezembro de 1948) é um ator francês.

Com origens humildes, filho de um operário metalúrgico, fugiu de casa aos treze anos. Após uma juventude delinquente, é encaminhado por uma assistente social a trabalhar no teatro, iniciando-se no grupo Café de la Gare, onde conhece Patrick Dewaere e Miou-Miou.

Estreia-se no cinema, ainda adolescente, com acurta-metragem Le beatnik et le minet (1965). Depois de actuar em pequenos papéis, populariza-se em Os Corações Loucos (1974). Na década de 1980 consolida-se como um dos mais importantes atores franceses.

Foram-lhe atribuídas duas vezes o prêmio César, pelas suas interpretações em Le dernier métro (1980) e Cyrano (1990). O último valeu-lhe igualmente a nomeação ao Óscar de Melhor Actor Estrangeiro.

O seu porte favorece igualmente a sua interpretação do herói dos quadrinhos Obélix em Astérix e Obélix Contra César, adaptação para o cinema da obra deoscinny e Uderzo. O filme foi um enorme sucesso na França e no mundo, sendo continuado em 2002 por Astérix & Obélix: Missão Cleópatra.

Em 17 de agosto de 2011, foi notícia por ter urinado no corredor de um avião, diante dos demais passageiros, durante um voo que fazia a rota Paris-Dublin.

Filmografia


Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

 
©2009 Templates e Acessórios por Elke di Barros