segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Egberto Gismonti


Compositor, instrumentista e arranjador fluminense (5/12/1944-). Nascido em Carmo, Egberto Gismonti Amin é um dos maiores compositores brasileiros de música instrumental. Neto e sobrinho de mestres de banda, estuda piano no Rio de Janeiro com Jacques Klein e Aurélio Silveira e aperfeiçoa-se na França. Lá trabalha como regente e arranjador das músicas da cantora Marie Laforêt.

Inicia sua carreira em 1968, quando classificou três músicas num festival da canção. Em 1969 lança o primeiro LP, Egberto Gismonti. No ano seguinte grava na França, Itália e Alemanha. Além de piano, combina sons de órgão, sintetizador, violão e flautas indígenas em seus arranjos.

Grava vários discos no Brasil e no exterior e faz música para cinema, balé, teatro e televisão. Alguns de seus discos mais conhecidos são Corações Futuristas (1976), Nó Caipira (1978), Dança das Cabeças (1977), Mágico (1980) e Feixe de Luz (1988).

Em 1997 lança o CD Meeting Point, gravado na Lituânia. Ao mesmo tempo trabalha na composição de músicas para a peça Les Bonnes, de Jean Genet, a ser encenada em Paris no ano seguinte. Mora no Rio e tem dois filhos: Alexandre, 18 anos, violonista, e Bianca, 17 anos, pianista.

Ambos estréiam no palco, acompanhando o pai, em maio de 1998. É um dos poucos brasileiros a possuir as matrizes e o direito de comercialização de todos os seus 51 discos, além de dirigir sua própria gravadora, a Carmo.


Fonte: http://www.algosobre.com.br

Nenhum comentário:

 
©2009 Templates e Acessórios por Elke di Barros