quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Carl Ludwig

Carl Wilhelm Friedrich Ludwig.jpg


Carl Friedrich Wilhelm Ludwig (Witzenhausen, 29 de dezembro de 1816 — Leipzig, 23 de abril de 1895) foi um fisiologista alemão.

Estudou em Erlangen e em Marburg, onde ensinou anatomia e fisiologia até 1849. Depois, lecionou em Zurique, até 1855, morou em Viena e em 1865 foi para Leipzig, onde fundou o Instituto de Fisiologia.

Ludwig inventou muitos aparelhos que o auxiliaram em pesquisas de fisiologia, entre os quais uma adaptação do quimógrafo de Thomas Young, que permitiu registrar os gráficos de pressão arterial e dos movimentos respiratórios. Inventou também uma bomba de sangue que permitiu pesquisas sobre os gases dissolvidos no sangue e na linfa. Esse mesmo invento ajudou estudos sobre trocas gasosas em músculos vivos e sobre a função das substâncias oxidantes no sangue.

No ano de 1844 Ludwig concluiu um estudo sobre a formação da urina e da linfa. Em 1866, descobriu o nervo depressor do coração e, logo a seguir, o nervo acelerador. A partir disso, estudou a ação de várias drogas sobre o coração. Enquanto estudava a pressão dos vasos capilares, localizou o centro vasomotor da medula.

Ludwig também estudou a coagulação sanguínea e foi o primeiro a demosntrar que as glândulas do sistema digestivo são controladas pelo sistema nervoso.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

 
©2009 Templates e Acessórios por Elke di Barros