terça-feira, 29 de novembro de 2011

Francisco Cuoco


Francisco Cuoco nasceu em 29 de novembro de 1933, na capital paulista. Cresceu e estudou em São Paulo, ficando um moço alto, de 1 metro e 80 e muito bonito. Todas as moças o admiravam. Foi assim que foi para o Rio de Janeiro e iniciou sua carreira na TV Rio. Fez lá, em 1963, suas primeiras novelas:"A Morta Sem Espelho"; e "Pouco Amor Não É Amor".

Depois voltou para São Paulo e pegou a fase em que a TV Record estava também fazendo novela. Ali fez então:" "Marcados Pelo Amor"; "Renúncia";"Ainda Resta Uma Esperança". Mas o mundo televisivo foi convulsionado pela explosão das novelas diárias da TV Excelsior. E Francisco Cuoco transferiu-se para lá. Foi uma fase de ouro para ele. Fez:"Ainda Resta Uma Esperança";"Os Quatro Filhos";"Almas de Pedra". Intercalou com uma da TV Tupi:"O Pecado de Cada Um". Mas explodiu na novela: "Redenção", na TV Excelsior,onde fazia o personagem principal. E a novela foi a mais longa de todas. Ficou dois anos no ar.

Francisco Cuoco ficou o rei, o astro principal, o imbatível. Fez então o filme:" Anuska, Manequim e Mulher". Era o ano de 1968 e ele, nos seus apenas cinco anos de carreira, já era o maior e mais importante galã do Brasil. Continuou na TV Excelsior , onde fez: "Legião dos Esquecidos"; "Sangue do Meu Sangue". Veio a derrocada da TV Excelsior e Cuoco, assim como quase todos os seus colegas, foi para a TV Globo, que havia pouco funcionava no Rio.

Fez então uma sucessão de novelas de sucesso. Fez:"O Cafona";"Sombra de Suspeita"; "Meu Primeiro Baile"; "Selva de Pedra"; O Semideus";"Cuca Legal"; "Pecado Capital"; "Saramandaia"; "Duas Vidas "; "O Astro";" Feijão Maravilha"; "Os Gigantes". Intercalou, porém, fazendo o filme:"Noites Brancas", em 1973. Mas nos últimos anos ficou sendo um ator essencialmente de TV. Foi quando fez uma pausa e em 1981 voltou com tudo e fez:" Obrigado, Doutor";"Sétimo Sentido"; "Eu Prometo"; "O Outro"; "O Salvador da Pátria"; "Lua Cheia de Amor"; "Deus nos Acuda"; "Menino do Engenho"; "Tropicaliente"; "A Próxima Vítima"; "Quem é Você?"; "A Comédia da Vida Privada"; " A Justiceira";"Malhação";"Dona Flor e Seus Dois Maridos"; "Pecado Capital".

Era o ano de 1998 e Francisco Cuoco fez dois filmes:"Traição"e "Gêmeas". Continuou seus trabalhos na Rede Globo. Fez participações no "Você Decide", em "Brava Gente". em "Sai de Baixo". Fez as novelas:"As Filhas da Mãe"; "O Clone": "Da Cor do Pecado"; "América"; "Cobras e Lagartos". E um filme em 2005:"Cafundó".

Já um homem maduro, porém é sempre respeitado o ator Francisco Cuoco, que teve toda a sua vida dedicada à arte de representar. Ele foi casado com Virginia Rodrigues Cuoco, de quem é divorciado e com ela teve três filhos: Tatiana, Rodrigo e Diogo. De temperamento calmo, educado, Francisco Cuoco foi sempre um bom filho, um bom pai e um bom colega. Todos tem prazer de com ele trabalhar.

Recentemente, após algumas participações especiais em produções da Globo, fez a novela "Passione", no ano de 2010.

E em 2011, ainda na TV Globo, fez o remake da novela "O Astro", exibida agora às 23 horas, no formato de macrossérie. A curiosidade é que Francisco Couco havia participado da versão original de "O Astro", no papel de Herculano Quintanilha.


Fonte: http://www.museudatv.com.br


Nenhum comentário:

 
©2009 Templates e Acessórios por Elke di Barros